segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Empréstimo – Definição

O que é um empréstimo? Qual a definição correta da palavra empréstimo?

Na internet é possível se encontrar várias informações a respeito de empréstimos. Esse artigo tenta esclarecer exatamente a definição de um empréstimo, além de tentar passar um panorama geral do mercado de empréstimos no .
Um empréstimo é um tipo de dívida. O empréstimo é em compromisso entre duas partes de que um determinado bem seja ele um ou um valor monetário será emprestado ao devedor pelo credor do empréstimo.

Um empréstimo tem estipulado em prazo de início e de fim do serviço. O prazo do empréstimo pode ser decidido pelas partes de forma livre.
Geralmente o empréstimo é realizado através da assinatura de um contrato de empréstimo.
O devedor recebe o bem emprestado geralmente após a assinatura do contrato de empréstimo.
O credor cobra um prêmio para a realização do empréstimo, através de uma taxa de juros que incide sobre o valor monetário emprestado e nunca, em hipótese alguma o Credor (banco) cobra TAXA ou SEGURO para realizar o empréstimo.

As instituições financeiras são as principais fomentadoras dos empréstimos. Elas são responsáveis pela disponibilização de empréstimos. Geralmente elas são controladas pelo Banco Central do país, órgão que dita as principais regras sobre os empréstimos.
Os empréstimos no Brasil são fornecidos pelos bancos. Os bancos têm poder decisório sobre a quantia emprestada e os juros que serão aplicados através de análise da vida financeira do possível tomador do empréstimo.
As principais regras sobre empréstimos são regulamentadas por portarias do
Banco Central do Brasil. O papel do Banco Central do Brasil é cuidar da saúde do sistema financeiro, evitando abusos, fraudes e crises sistêmicas.

Nos últimos anos houve uma proliferação de Financeiras oferecendo empréstimos, em várias modalidades:
1. Empréstimo sem consulta - é o empréstimo onde qualquer pessoa tem um limite pré-aprovado de crédito independente de sua renda desde que atenda à alguns pré-requisitos da financeira como consultas ao SPC, SERASA, CADIN, CCF e outros.
2. Empréstimo consignado - é o empréstimo onde os débitos das parcelas serão realizados diretamente no salário do tomador do empréstimo, geralmente são para: Aposentados, Pensionistas do INSS e Públicos.
3.
Empréstimo Crédito Rotativo - é oferecido em cartões de supermercados e de departamentos - através de uma financeira.
4. Empréstimo Online - É o empréstimo onde a financeira já oferece uma linha de crédito ao possível tomador de empréstimo caso ele já tenha uma conta corrente.

Curiosamente as taxas de juros nos empréstimos cobrados pelas instituições financeiras são abusivas e extorsivas. Alguns empréstimos são concedidos em condições piores do que o empréstimo concedido pelo agiota. E o governo finge que nada vê.

OBS. MEUS AMIGOS LEITORES, EM HIPÓTESE ALGUMA, O BANCO VAI SOLICITAR PAGAMENTO DE TAXAS PARA LIBERAÇÃO DO DINHEIRO, E JAMAIS, IRA SOLICITAR O PAGAMENTO DE ALGUM SEGURO PARA REALIZAR O EMPRÉSTIMO, ASSIM COMO ESSES ANUNCIOS DA INTERNET PROPAGAM, UM BANCO NUNCA IRÁ REALIZAR EMPRÉSTIMO NESTA MODALIDADE SEM CONSULTAS, ISSO É GOLPE.


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution