segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Alerta Para o Golpe do Empréstimo

A ASSOCIAÇÃO PRO TESTE recomenda cautela na hora de fazer empréstimos para não cair em golpes. É prudente desconfiar de pretensas empresas que oferecem muitas facilidades, mas por outro lado, exigem depósito antecipado de parte do valor solicitado como empréstimo. Não acredite em empresas que oferecem crédito sem consulta ao SCPC e Serasa, e sem necessidade de fiador ou avalista. O cadastro para o empréstimo geralmente é feito por .


Só que o risco é muito grande, porque o cliente não tem como ir atrás da empresa depois. Nas propagandas não aparece sequer o CNPJ da pretensa financeira. O que muitas vezes parece ser uma solução para quem está passando por dificuldades financeiras, pode transformar-se em um grande problema. O público-alvo predileto dos fraudadores são os aposentados e pensionistas. Os golpes normalmente são dados por pessoas que se fazem passar por funcionários de um banco ou financeira. Para liberar o “empréstimo”, pedem um depósito em conta corrente de pessoa física. Depois disso, desaparecem com o dinheiro.




Quem for lesado por golpistas deve registrar Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima. Se não houver como identificar os fraudadores, não há como recuperar os valores depositados. É importante ficar atento para evitar cair nessas armadilhas. Não é prática da maioria das grandes financeiras contatar o consumidor para oferecer crédito. O cliente, antes de fechar empréstimo, deve se informar bem sobre o Custo Efetivo Total (CET) e demais condições do empréstimo , além de ter acesso ao contrato a ser assinado. Há muitas empresas concedendo linhas de crédito pessoal, mas é preciso cuidado. O consumidor não deve acreditar em promessas verbais. Tudo o que for acordado deve fazer parte do contrato.




Em consulta ao Banco Central, pelo 0800-979-2345, ou pelo site www.bcb.gov.br, é possível saber se a empresa tem autorização para ofertar empréstimos.Antes do financiamento é recomendável analisar se as vantagens oferecidas atendem as necessidades e, se as taxas de juros e demais custos cobrados não irão elevar demais o valor total do empréstimo. Antes de contratar financiamento é preciso certificar-se de que as parcelas não irão comprometer o orçamento, dificultando o pagamento de outras despesas, além de guardar todo o material publicitário. O anúncio sobre o financiamento integra o contrato e suas informações devem ser cumpridas. Na assinatura do contrato, a orientação é ler com atenção, sem pressa e, em caso de dúvidas, recorrer a uma entidade de defesa do consumidor.



: http://www.proteste.org.br/map/src/469131.htm




0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution