segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Golpe do Boleto


Golpe dos boletos bancários novamente


cobranca
Mais uma vez a picaretagem e a grande certeza de impunidade faz com que uma empresa envie boletos bancários referente à serviços de hospedagem de sites não solicitados através de dados obtidos no Registro.BR, o órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil.
O Registro.BR defende-se afirmando que não fornece nenhum banco de dados porém a consulta aos dados de registro é aberta e qualquer um poderá efetuar a consulta através do site que, de uns tempos pra cá, aumentou a segurança das consultas através da inserção de “captcha” para as consultas mais detalhadas.
Acontece que desta vez os dados obtidos para o envio das correspondências fraudulentas são bastante recentes pois vários clientes que receberam estes boletos possuem domínios recentemente registrados.

Como funciona o golpe

O golpe se inicia quando alguém mal intencionado consegue de alguma forma os dados de várias empresas que possuem registro de domínio no Registro.BR. Nesses dados a empresa que aplica o golpe tem acesso ao endereço da empresa, razão social, CNPJ, telefones e nomes dos responsáveis. A empresa então envia indiscriminadamente os boletos bancários se passando por uma empresa de hospedagem ou registro de domínios oferecendo serviços aos clientes, porém, ao invés de enviarem uma mala direta convencional contendo alguma propaganda da empresa, já enviam logo de cara um boleto bancário para que a empresa efetue o pagamento.
Como a maioria dos brasileiros não tem sequer o cuidado de olharem o que estão pagando, acabam efetuando o pagamento do boleto malicioso e enchendo os bolsos dessas empresas picaretas de dinheiro.

Como evitar o golpe

Evitar esse tipo de golpe é bastante simples: basta ler o que consta no boleto bancário e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a sua empresa de hospedagem solicitando informações sobre o boleto bancário recém recebido.

Como se defender

Essa é a parte que os brasileiros costumam “pular” também pois exige um certo esforço por parte das empresas que receberam os boletos. Caso a empresa sinta-se lesada, basta ir até o PROCON mais próximo e registrar a sua queixa contra a empresa, mesmo que o boleto não tenha sido pago. Isso fará com que os órgãos competentes tomem as devidas providências contra esse tipo de empresa picareta que pratica esse tipo de golpe e, certamente, essa ação inibirá que outros picaretas façam o mesmo futuramente.
Tags: boleto bancario, golpe, hospedagem de sites, internet, malicioso, picareta, registro de domínios

Divulgue esse post para os seus amigos nos recados do Orkut, site ou blog




0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution