sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quando devemos aplicar gelo?



Essa é uma dúvida bastante comum – “Quando aplicar o gelo?”.

Em geral, aplicamos o gelo imediatamente após sofrermos uma lesão, como um estiramento (distensão), um entorse ou uma contusão. A aplicação deve durar de 20 a 30 minutos, e ser feita novamente após 2 horas. Devemos continuar aplicando o gelo pelo menos pelos 3 primeiros dias após nos machucarmos. Dessa forma, minimizamos a formação do edema (inchaço) e com isso nosso processo de recuperação é mais rápido.

Porém, existem algumas contra-indicações. Em lesões expostas ou abertas (quando há ruptura da pele e, com isso, sangue e exposição dos tecidos abaixo da pele) não devemos aplicar gelo, pois em geral a superfície do saco ou pano onde o gelo estaria contido poderia infeccionar a região. Também existem pessoas que apresentam hipersensibilidade ao gelo, e nesses casos também não é recomendada a aplicação.

Devemos ter alguns cuidados. Por exemplo, se estivermos sentindo dor ou formigamento devemos parar a aplicação por alguns instantes, ou então mudar levemente o local onde estamos aplicando. Há situações em que podemos estar aplicando diretamente sobre um nervo, onde poderemos sentir a extremidade onde aplicamos formigar ou perder a sensibilidade (exemplo, quando colocamos gelo no cotovelo e sentimos a mão formigar ou “adormecer”). Nesses casos recomenda-se mudar em alguns poucos centímetros o posicionamento do gelo. Gelo causa desconforto devido ao frio, mas não deve estar causando dor, formigamento ou adormecimento.

As maneiras mais comuns de se aplicar o gelo são através de um saco plástico (com os gelos retirados da geladeira, por exemplo), ou um pano (recomenda-se um pano umedecido, para que o frio do gelo se transmita com mais facilidade).

Lembre-se: caiu, bateu, se machucou? Coloque gelo!



0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution