sexta-feira, 15 de abril de 2011

COMBATE COM FACAS




O CURSO DE COMBATE COM FACA é um sistema de combate tático com utilização de lâmina de combate, e outros meios auxiliares, com utilização de socos, chutes, esquivas, pêndulos e outros movimentos característicos de combate, tipos de ferimentos causados, hemostasia de sangramentos, localização e manuseio de pontos vitais e letais, noções de anatomia humana, BLACK MEDICINE IN COMBAT (Medicina Negra em Combate), manobras evasivas, psicologia de combate, conhecimentos específicos sobre lâminas de Combate, desde a confecção e seu manuseio como defesa e ataque ativação da ação reflexa, através de técnicas que trabalham intensamente a ação neuromotora, tudo isso com o objetivo de DEFESA, E ATAQUE. Técnicas de condução e contenção, estudo e orientação sobre facas e suas características durante o Combate, desde o seu  treinamento  e manuseio prático como defesa e ataque com ações de reflexo, através de técnicas que trabalham o condicionamento neuromotor, tudo isso com o objetivo de desenvolver o combate com a faca, envolvendo a defesa e o ataque.
O curso tem como objetivo, treinar o praticante com as técnicas práticas e reais já testadas e aprovadas pelas maiores Forças de Elite do Mundo, como, SWAT, YAMAN, FBI, OMON, SDU, SWCU, CARABINIERS,  DELTA FORCE entre outras que tem como objetivo, sobreviver ao inimigo a qualquer custo.
As técnicas ensinadas, foram desenvolvidas por: Mestres e Grandmaster das principais artes marciais que trabalham diretamente com armas de laminas, Peritos e Operacionais de Grupamentos de Operações Especiais Nacionais e Mundiais, onde a prática e a vivencia em  situações reais de combate no seu dia a dia, levou-se a prática de técnicas reais, funcionais e altamente eficientes, durante suas reais missões, como: VIETNAM, CHINA, IRAQUE, AFEGANISTÃO, COLOMBIA, SOMALIA, HAITI, e em todo terreno hostil em missões especiais, com a utilização das técnicas de combate com faca. Com o objetivo de se Defender, Combater e Sobreviver as ações e reações mais hostis, gerou-se então este curso.

NÍVEIS DO CURSO: • NÍVEL 1 • NÍVEL 2 • NÍVEL 3 ( Formação de Instrutor ) 

Não existe uma arma mais letal a curta distância do que a faca. Historicamente cada população desenvolveu técnicas particulares de combate com faca que representaram e decidiram o resultado de muitas batalhas. Com certeza se desenvolveram duas escolas principais, uma ocidental baseada principalmente sobre as técnicas de ponta, e uma oriental baseada sobre as técnicas de corte. Isso foi causado por causa de diversos fatores ligados a evolução militar, estratégica, geográfica de diversas populações, isso influiu também sobre a tipologia de lâminas que foram elaboradas. a faca sempre foi considerada e utilizada como segunda arma, e como arma para se usar em situações mais estremas, no caso, quando se perdia a primeira arma que antigamente era representada por espadas e armas de arremesso como as lanças. Também hoje, a faca é considerada uma arma de Back–up, praticamente uma arma secundária para se usar como ultima chance, porque o seu uso precisa de treino especializado e de uma grande preparação psicológica.

Com a descoberta do uso da pólvora de disparo e desenvolvimento das armas da fogo, o uso e o treinamento ao combate com faca foi colocado em segundo lugar, e deixou de ser considerado treinamento primário e importante como antes, mas foi durante a primeira guerra mundial que os exércitos protagonistas de uma das guerras mais sangrentas da historia decidiram voltar a usar a faca em combate, e a dar a importância que essa arma merecia. O combate corpo a corpo que muitas vezes acontecia na trincheiras principalmente no fronte bélico italiano, convenceu principalmente o exercito italiano a treinar a próprias tropas no combate com faca e a criar uma Força Especial chamada ARDITI, que ficaram famosos por conseguir atacar as tropas austríacas e alemãs com facas e granadas, conseguindo ganhar importantíssimas batalhas que decidiram o resultado final da guerra. Também durante a segunda guerra mundial o exército americano deu muita importância ao treino de combate com faca, o coronel "REX APPLEGATE" considerado um dos mais importantes peritos do mundo em combate com faca, aprendeu as técnicas de combate do Major FAIRBARN e transmitiu esse ensino aos agentes secretos da OSS (progenitor da moderna CIA).
Um outro representante fundamental no combate com faca nas forças armadas americanas foi o coronel DREXEL BIDDLE e o marines JOHN STYERS. O coronel DREXEL BIDDLE (1874-1948) foi o pioneiro no treinamento ao Close Combat integral e de esgrima militar de combate com faca do corpo do Marines do EUA. Nos anos 60 durante a guerra do Vietnam as tropas americanas foram protagonistas de muitas ações de combate corpo a corpo onde a utilização da faca foi fundamental principalmente durante emboscadas e na procura de guerrilheiros "VIETCONGS" em galerias cavadas a vários metros em baixo da selva. Nos anos 80 varias forças especiais de diversos países começaram a estudar artes marciais ocidentais e do Sul este Asiático (Tailândia, Indonésia, e Filipinas) onde a utilização da faca e mais reconhecida como exigências operacionais.

Atualmente com o desenvolvimento do combate em áreas urbanas e principalmente em áreas confinadas, onde a possibilidades de combate corpo a corpo e muito alta, e também a possibilidades de perder arma primaria é real, a maioria das forças especiais do mundo, se especializaram em técnicas de combate corpo a corpo e com uso da faca. Existem vários episódios no Afeganistão onde durante as operações internacionais anti terrorismo OEF, operadores do 22º Regimento SAS Britânico foram obrigados a lutar nas galerias de "TORA BORA" contra os terroristas de AL-QUAEDA utilizando a faca , porque estavam impossibilitados de utilizar as armas de fogo . Também durante as operações no Iraque as forças especiais do EUA e dos países da Coalizão utilizaram a faca em muitas operações.

Porque utilizar a faca e porque se treinar?
O treinamento de combate com faca e relativas técnicas de defesa nunca poderá recrear uma situação real, mas um treino especializado poderá ajudar a entender a periculosidade desse instrumento e poder estudar técnicas e estratégias, para poder conter e gerenciar em segurança uma ação hostil. Se defender de um ataque de faca precisa de uma decisão incrível e principalmente agir com movimentos não comuns, essas características poucas pessoas tem, por isso é importante que a maioria se dedique a um treino altamente especializado gerenciado por instrutores especializados.

O combate com faca é uma questão de coragem e técnica, no confronto faca contra faca mas principalmente na defesa contra faca, as possibilidades de ser cortado e ser furado, cria medo em qualquer uma pessoa, e também em operadores altamente treinados e que convivem quotidianamente em situações e áreas de alto risco. Isso é a parte mais difícil treinar operadores, praticamente convencer ele psicologicamente que as possibilidades de ser ferido em um confronto com faca é muito alta. Pessoalmente treinei muitos operadores em varias partes do mundo, e 90% deles tinha experiência em artes marciais, mas ninguém dos mesmos conseguiram me desarmar, até que eles aprenderam a lutar com a faca. Isso demonstra que a luta com faca tem movimentos particulares e estratégias especiais únicas na luta corpo a corpo, e que nem um movimento codificado de nenhuma arte marcial pode neutralizar.

DEPOIMENTO FEITO EM MARÇO 2008 HUNTER ONE 74 – ESPECIALISTA EM TREINAMENTO PARA FORÇAS ESPECIAIS COM EXPERIÊNCIA EM OPERAÇÕES COM OTAN & DEPARTAMENTO DA DEFESA DOS EUA.

O Curso que será ministrado em sua Cidade – CURSO COMBATE COM FACA - Nível 01

O curso tem como objetivo, capacitar o praticante com as técnicas mais avançadas já testadas e aprovadas pelas maiores forças da elite, como DELTA FORCE, NAVY SEARS, SWAT, SAS INGLÊS, FBI, CARABINIERS entre outras que tem como objetivo, sobreviver ao inimigo a qualquer custo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Conhecimento sobre laminas
  • Lei sobre a arma branca
  • Porte, saque  e empunhaduras
  • Movimentação de combate
  • Principais ataques
  • Defesas
  • Combate simulado
  • Linhas de cortes e estocadas
  • Principais pontos a serem atingidos
  • Pontos vitais
  • Pronto combate – soco, chute e faca
  • Espaço de segurança e distância do combate
  • Oportunidade
  • Dominação



MATERIAL NECESSÁRIO

- Do-bok / Kimono (uniforme de arte marcial).
- Roupa Operacional do dia dia
- Roupa para atividade física.

INVESTIMENTO à CONSULTAR
- VALOR: R$ .........................Por participante
- DATA: ...........................................
- HORÁRIO: 09 às 17 horas
- DURAÇÃO: 01 dia NIVEL 1 E 2 E DURAÇÃO 2 DIAS NIVEL 3
- LOCAL: .......................................................

1 comentários:

pirata do rock disse...

me manda um acesso piratadorock@ymail.com

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution